Prestar atenção aos pneus do carro é um dos principais pontos para dirigir com segurança. Afinal, eles têm atrito direto com a pista e, por isso, precisam estar sempre em boas condições. Dessa forma, é preciso entender quando é o momento certo para trocar pneus.

Confira no artigo a seguir, quais sinais indicam que você precisa comprar pneus novos. Veja também como adquirir pneus de qualidade. Boa leitura!

Por que se preocupar com a troca de pneus?

Parte fundamental de um carro, além de permitir o deslocamento, os pneus têm diversas funções importantes na direção.

  • Colaboram para a estabilidade do veículo.
  • Interferem no desempenho do carro.
  • Suportam o peso total.
  • Estão diretamente ligados à segurança.

Sendo assim, quando não se faz a manutenção ou a troca de pneus, você pode estar comprometendo o veículo e a segurança de todos. Além disso, a penalidade por quem transita com pneus irregulares é considerada grave. Ou seja, segundo o Detran, equivale a 5 pontos na carteira e uma multa de cerca de R$195,23.

Quais são os sinais para trocar pneus?

De forma geral, em condições ideais e dependendo do carro, é possível trocar pneus entre 5 a 10 anos. Porém, esse prazo é bastante relativo. Por isso, é importante ter atenção a alguns sinais que indicam a necessidade de comprar novos pneus.

Pneus carecas

Por causa dos sulcos dos pneus, o carro consegue manter a estabilidade, mesmo em condições adversas, como a chuva. Mas quando está careca, essa capacidade fica comprometida. Ou seja, além de problemas, como desalinhamento, o veículo fica sujeito a perda de controle e a acidentes.

Alta quilometragem rodada

Conforme os dados de fábrica, é possível identificar um máximo de quanto os pneus podem andar. Assim, basta checar a data de sua compra e os quilômetros rodados pelo carro, para saber se já é hora de trocá-los.

Prazo de garantia

Geralmente a garantia dos pneus é de cinco anos. Por isso, recomenda-se trocá-los quando vence esse período, mas tudo dependerá do uso. Caso os pneus ainda estejam em boas condições, e você tenha rodado muito pouco com eles, podem até ser usados por mais algum tempo.

Prazo de validade

Por mais que você não use tanto o carro, fatores como material e temperatura, podem naturalmente avariar o pneu. Dessa forma, é indicado nunca usá-lo por mais de dez anos.

Danos visíveis

Se os pneus estiverem com bolhas, furos ou qualquer outra marcação, o ideal é levá-los à revisão e checar a necessidade de troca. O mesmo vale para quando ele sofrer algum impacto, pois pode gerar alterações imperceptíveis. Isso vale tanto para a estrada, quanto se você estiver dirigindo pela região da Avenida Paulista.

Como comprar pneus de qualidade?

Para comprar pneus de qualidade, vale a pena seguir algumas dicas importantes. Dessa forma, você pode fazer uma boa escolha, para que não seja necessária a troca de pneus tão cedo.

Faça uma revisão

Antes de comprar pneus, visite um centro automotivo para verificar quais e quantos precisam ser trocados. Assim, você pode economizar e já se prevenir para uma outra troca, dali a algum tempo.

Adquira pneus novos

O ideal é sempre escolher pneus novos, pois assim você tem a garantia de 5 anos da fábrica. Além disso, esse fator é importante para garantir a procedência dos pneus.

Escolha uma boa marca

Todos sabem que “o barato sai caro”. Por isso, é importante escolher uma boa marca. Os pneus Continental, por exemplo, têm um excelente custo benefício e tecnologia alemã, para garantir performance e segurança.

Saiba onde comprar

Por fim, é fundamental contar com um centro automotivo de confiança para fazer a compra e troca dos pneus. Assim, você garante um serviço bem feito, além da garantia das peças.

Trocar pneus não é algo que seu carro precise todos os dias, mas não pode passar despercebido. Afinal, eles são fundamentais para qualquer trajeto que você faça e para garantir a segurança. Sendo assim, observar os sinais de quando trocar e saber como comprar pneus, são os primeiros passos para ter boas peças e não se preocupar por um longo tempo.

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais e divulgue as dicas de quando trocar pneus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.