Devido à estiagem que afetou a safra da cana de açúcar, o preço do etanol, em 2021, tem sofrido oscilações e aumentado consideravelmente. Com isso, a gasolina também sobe, pois é composta de 27% dessa substância. Dessa forma, fica cada vez mais difícil rodar e os motoristas passam a se perguntar como reduzir o consumo de combustível do carro.

Felizmente, existem algumas boas práticas que ajudam você a poupar no posto de gasolina e rodar mais. Confira no post a seguir algumas delas!

Quais as formas de reduzir o consumo de combustível?

Saber como reduzir o consumo de combustível é essencial para os momentos em que a gasolina e o álcool disparam. Além disso, é uma ótima forma de poupar dinheiro e rodar com o máximo de aproveitamento. Para isso, você pode seguir as dicas que separamos a seguir!

Saiba escolher o carro

O primeiro passo para conseguir poupar combustível é justamente na hora de comprar o veículo. Afinal, existem diversos modelos econômicos disponíveis no mercado, bem como aqueles que bebem mais combustível.

Sendo assim, a dica é pesquisar bem as características e rendimento do veículo, para encontrar o que tem melhor custo benefício e atenda os seus hábitos. Além disso, esse cuidado é ainda mais importante na compra de um usado.

Cuide dos pneus

Os pneus são um dos principais componentes de um veículo e influenciam diretamente na hora de economizar combustível. Isso porque, quanto mais resistentes eles forem, mais força o carro precisa fazer para rodar e, consequentemente, mais combustível vai gastar.

Dessa forma, além de garantir pneus de alta qualidade, é importante ter atenção ao momento certo da troca de pneus e sua manutenção. Afinal, quando estão descalibrados também se tornam resistentes.

Tenha bons hábitos de direção

Alguns hábitos de direção também podem levar você a economizar. Sendo assim, é importante ter atenção a eles.

  • Coloque sua atenção em um raio maior de distância, a fim de antecipar movimentos ao seu redor e evitar frear demais.
  • Mantenha o movimento do carro o máximo que puder, evitando acelerações e freadas bruscas.
  • Poupe ar-condicionado e, se usá-lo, deixe as janelas fechadas. Além disso, mantenha-o sempre em bom estado.

Abasteça em locais de confiança

Preços baixos de combustível são atraentes. Porém, podem esconder armadilhas, que vão acabar prejudicando ainda mais o seu consumo. Ou seja, quando o combustível é adulterado, seu veículo não pode aproveitar o máximo do rendimento, além de colocar as peças em risco.

Sendo assim, desconfie de qualquer preço barato demais e faça pesquisas para saber onde é possível abastecer melhor. Além disso, lembre-se de que o “barato sai caro” e que, em um período de alta, a tendência é de que todos os postos tenham preços mais caros.

Evite algumas “práticas de economia”

Existem algumas práticas que dizem economizar combustível. Porém, elas, na verdade, aumentam o consumo e podem trazer danos ao veículo. Sendo assim é importante evitá-las.

  • Descer ladeiras em ponto morto, pois pode causar danos à transmissão e oferecer riscos à segurança dos passageiros.
  • Dirigir muito pouco a cada dia, pois o carro precisa rodar, pelo menos, 15 minutos para aquecer e funcionar adequadamente.
  • Andar com vidros abertos na estrada para poupar ar-condicionado, pois pode exigir mais do carro, por causa da turbulência.

Saber como reduzir o consumo de combustível do veículo é fundamental, principalmente em tempos de altas nos preços. Sendo assim, é importante adquirir bons hábitos de direção e evitar certas práticas, que podem comprometer a economia do seu carro e o funcionamento de algumas peças, como os pneus e a embreagem.

Falando nela, você sabia que podem surgir problemas que comprometem tanto a performance quanto o consumo de combustível? Saiba quais são eles!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.